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Orientações e Manuais

 




base

Integração de bases de dados das ouvidorias do Poder Executivo federal

O manual apresenta os passos que devem ser realizados semanalmente para a transferência de dados das ouvidorias para a Ouvidoria-Geral da União. Sugerimos o encaminhamento deste documento e dos arquivos disponíveis abaixo à equipe de TI da instituição. 

IMPORTANTE: Primeiramente, faça o download dos arquivos que serão utilizados para a extração: arquivos para download


Publicações

CARTILHA CIDADÃ


Cartilha Cidadã

Cartilha produzida pela Ouvidoria-Geral da União com o objetivo de orientar o cidadão sobre participação e controle social. Essa Cartilha foi lançada em abril de 2017, a publicação aborda temas como “O que a ouvidoria pode fazer por você” e “Registrando a manifestação de ouvidoria”, bem como, ajuda o cidadão compreender os seus direitos como usuário dos serviços públicos.

Ferramentas de resolução de conflitos


Ferramentas de resolução pacífica de conflitos nas ouvidorias públicas

Documento produzido pela Ouvidoria-Geral da União, com o objetivo de apresentar possibilidades de atuação das ouvidorias públicas em situações de conflito. Lançada em dezembro de 2016, a publicação aborda temas como a importância do diálogo, o papel das ouvidorias e as modalidades de resolução de conflitos. 

Cartilha solução de conflitos - Kevin


Resolução pacífica de conflitos em recursos à CGU

Estudo realizado pelo consultor Kevin Dunion, primeiro Comissário de Acesso à Informação da Escócia e ex-Reitor da Universidade de St. Andrews, com base em referências internacionais e na experiência da Ouvidoria-Geral da União com a resolução pacífica de controvérsias no âmbito da Lei de Acesso à Informação.

A publicação foi lançada em dezembro de 2016.

Aplicação



Aplicação da Lei de Acesso à Informação na Administração Pública Federal (2ª edição)

Conteúdo didático utilizado na Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco). A publicação apresenta as bases normativas, conceituais e operacionais que a Controladoria-Geral da União - CGU tem utilizado na aplicação da Lei de Acesso à Informação em suas decisões.

Relatórios



Coleta OGU 2013 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2013”. O presente relatório busca traçar um quadro mais preciso sobre as ouvidorias públicas brasileiras e seu grau de institucionalização. 



Coleta OGU 2014 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2014”. O relatório é fruto da segunda edição do projeto, que contou com a participação de 174 ouvidorias. 

O Portal das Ouvidorias Federais - Ouvidorias.gov é uma construção colaborativa. Se a sua ouvidoria tem alguma notícia, pauta para discussão, exemplo de boas práticas, ou curso/evento para inclusão no calendário, encaminhe para o e-mail: