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Novidades

Manual de Ouvidoria Pública 2018

Coletâneas de Normas

Coletânea de Defesa do Usuário de Serviços Públicos

Capa da Coletânea de Acesso à Informação

Manuais

Manual de Ouvidoria Pública 2018

Manual e-Ouv Municípios

Manual e-Ouv federal

SIMPLIFIQUE - usuários de serviços públicos

SIMPLIFIQUE - órgãos e entidades

Ferramentas de resolução de conflitos

Cartilha solução de conflitos - Kevin

Capa 3ª ed Aplicação da Lei de Acesso à Informação


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Ouvidorias Públicas são canais de controle e participação social, especializados em tratar demandas individuais e em propor soluções coletivas para a melhoria da gestão.Essa cartilha, produzida no âmbito do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias da CGU, visa a apoiar o gestor na criação de uma Ouvidoria no município.

Relatórios antigos


Coleta OGU 2014 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2014”. O relatório é fruto da segunda edição do projeto, que contou com a participação de 174 ouvidorias. 


Coleta OGU 2013 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2013”. O presente relatório busca traçar um quadro mais preciso sobre as ouvidorias públicas brasileiras e seu grau de institucionalização. 

Vídeos

Lançamento Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos Youtube

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Outros materiais

O Portal das Ouvidorias Federais - Ouvidorias.gov é uma construção colaborativa. Se a sua ouvidoria tem alguma notícia, pauta para discussão, exemplo de boas práticas, ou curso/evento para inclusão no calendário, encaminhe para o e-mail: