Você está aqui: Página Inicial > Central de conteúdos > Biblioteca

Publicações

Ferramentas de resolução de conflitos


Ferramentas de resolução pacífica de conflitos nas ouvidorias públicas

Documento produzido pela Ouvidoria-Geral da União, com o objetivo de apresentar possibilidades de atuação das ouvidorias públicas em situações de conflito. Lançada em dezembro de 2016, a publicação aborda temas como a importância do diálogo, o papel das ouvidorias e as modalidades de resolução de conflitos. 

Cartilha solução de conflitos - Kevin


Resolução pacífica de conflitos em recursos à CGU

Estudo realizado pelo consultor Kevin Dunion, primeiro Comissário de Acesso à Informação da Escócia e ex-Reitor da Universidade de St. Andrews, com base em referências internacionais e na experiência da Ouvidoria-Geral da União com a resolução pacífica de controvérsias no âmbito da Lei de Acesso à Informação.

A publicação foi lançada em dezembro de 2016.



Manual de Ouvidoria Pública

Edição revisada e ampliada da Coleção OGU. O objetivo é disseminar informações para o aprimoramento das ouvidorias públicas em todos os poderes constituídos, inclusive nos Estados e nos municípios.

Temas: Implantação de unidade de ouvidoria, Ferramentas tecnológicas, Atendimento ao cidadão, Lei de Acesso à informação




Aplicação da Lei de Acesso à Informação em recursos da CGU (2ª edição)

Conteúdo didático utilizado na Política de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco). A publicação apresenta as bases normativas, conceituais e operacionais que a Controladoria-Geral da União - CGU tem utilizado na aplicação da Lei de Acesso à Informação em suas decisões.

Relatórios



Coleta OGU 2013 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2013”. O presente relatório busca traçar um quadro mais preciso sobre as ouvidorias públicas brasileiras e seu grau de institucionalização. 



Coleta OGU 2014 - Relatório de Pesquisa

Esta publicação apresenta os resultados decorrentes da participação de ouvidorias de órgãos e entidades públicos na pesquisa “Coleta OGU 2014”. O relatório é fruto da segunda edição do projeto, que contou com a participação de 174 ouvidorias.