Você está aqui: Página Inicial > Central de conteúdos > Casoteca de Ouvidorias Públicas

Casoteca de Ouvidorias Públicas

por ASCOM publicado 02/12/2014 16h23, última modificação 02/12/2014 16h49
Estimula profissionais a transmitir seus conhecimentos na área de ouvidoria para servir de experiência e intercâmbio de informações.

CasotecaA Casoteca de Ouvidoras Públicas é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da União (OGU) que expõe estudos de caso com o objetivo de fortalecer a gestão organizacional e apoiar a capacitação e o compartilhamento de conhecimento organizacional no âmbito das ouvidorias da Administração Pública Federal, além de valorizar a experiência das ouvidorias no tratamento de reclamações, denúncias, informações, elogios e sugestões encaminhados pelos cidadãos.

O objetivo da casoteca, lançada em 30 de janeiro de 2012, é estimular profissionais a transmitir seus conhecimentos para servir de experiência a outros que buscam em suas histórias uma forma de enfrentar problemas e desafios.

 A Casoteca é resultado de bem-sucedida parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que incentivou a elaboração de estudos de caso por meio de capacitação de servidores e funcionários de ouvidorias com as ouvidorias da Administração Pública Federal, que forneceram material para o acervo. Essa metodologia, desenvolvida pelo consultor canadense Andrew Graham, encontra-se disponível na Casoteca de Gestão Pública.

A divulgação desse trabalho pode ser vista como parte do processo de elaboração dos próprios estudos de caso, razão pela qual a OGU encoraja as ouvidorias a utilizarem os estudos disponíveis na Casoteca em futuras capacitações e treinamentos, bem como a indicarem oportunidades de aperfeiçoamento dos mesmos. O conjunto de estudos de caso constituirá uma Casoteca a partir da contribuição das ouvidorias, destinatárias da iniciativa. Os estudos publicados na Casoteca de Ouvidorias Públicas serão revisados pela Enap para publicação posterior na Casoteca de Gestão Pública.

A fim de estimular a participação, a OGU convida as ouvidorias da Administração Pública Federal a disponibilizarem material para a publicação. Novos estudos de caso são bem-vindos e podem ser encaminhados pelo e-mail .


Conheça os casos:

 

Caso

Autor

A Travessia de Balsa entre Ilha Formosa e Santo Expedito ou Entre “Direitos de Uns” e “Deveres de Quem”?  Ouvidoria-Geral da União
Como Responder a uma Questão Fora dos Cânones Raimundo Tadeu Corrêa (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação)
Estudo de Caso da Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial  Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior (Secretaria de Política de Promoção de Igualdade Racial)
Estudo de Caso da Ouvidoria Nacional da Mulher  Ana Paula Schwelm Gonçalves (Secretaria de Políticas para as Mulheres)
Estudo de Caso da Universidade Federal de Tocantins  Zezuca Pereira da Silva (Universidade Federal de Tocantins)
Estudo de Caso do Hospital das Clínicas de Porto Alegre  Moacir Assein Arus e Márcia de Castro Quaglia (Hospital das Clínicas de Porto Alegre)
Há um Sexo Mais Adequado para a Função?  Cinara Santos da Silva (Serviço Geológico do Brasil)
Pesquisa Sobre o Ambiente de Trabalho  Olívia Leite Vieira (Agência Brasileira de Inteligência)
Quando uma Denúncia Anônima Feita à Ouvidoria Vira Ameaça ao Denunciante  Mohara de Melo Guimarães (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
Questões Gerais  Ouvidoria-Geral da União
Caso Típico de Aplicação dos Preceitos da Novel Lei de Acesso à Informação  Fernanda da Silveira Campos (Ouvidora do Serviço Florestal Brasileiro)