Concurso de Fotografia “Cidadania em Foco


O concurso nacional de fotografia “Cidadania em Foco”, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e coordenado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), visa fomentar a participação social por meio de registros fotográficos que ilustrem cenas e situações sobre os temas gestão pública, ética, controle social e cidadania. As inscrições serão gratuitas e estarão disponíveis de 4 de junho a 4 de outubro de 2019

O concurso traz duas categorias:

Xi...errou o foco!”: contempla fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas não estão sendo executados adequadamente e, portanto, podem ser objeto de reinvindicação de melhorias por meio dos instrumentos de participação social.

Mandou bem: abrange fotografias que retratem o bom andamento da gestão pública e que ilustrem ações positivas de iniciativa da própria sociedade.

O concurso nacional de fotografia “Cidadania em Foco”, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e coordenado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), visa fomentar a participação social por meio de registros fotográficos que ilustrem cenas e situações sobre os temas gestão pública, ética, controle social e cidadania. As inscrições serão gratuitas e estarão disponíveis de 4 de junho a 4 de outubro de 2019

O concurso traz duas categorias:

Xi...errou o foco!”contempla fotografias que mostrem situações nas quais os serviços e políticas públicas não estão sendo executados adequadamente e, portanto, podem ser objeto de reinvindicação de melhorias por meio dos instrumentos de participação social.

Mandou bem: abrange fotografias que retratem o bom andamento da gestão pública e que ilustrem ações positivas de iniciativa da própria sociedade.

INSCRIÇÕES

Os interessados podem inscrever apenas uma fotografia por categoria do concurso. As imagens devem ser inéditas, ou seja, não terem sido apresentadas em nenhum livro ou mostra, tampouco premiadas em outros concursos até a data da inscrição. As fotos devem ser enviadas no momento da inscrição, com a devida identificação do autor.

Pode participar do concurso o público em geral, de qualquer Estado do Brasil ou do Distrito Federal, e estrangeiros residentes no país. Os participantes devem ter 18 anos ou mais e gozar de plena capacidade jurídica. No entanto, é vedada a participação de servidores, estagiários e demais funcionários terceirizados da Controladoria-Geral da União ou de membros integrantes das Comissões Julgadoras do Concurso, assim como seus parentes em linha reta, colateral ou afim até o segundo grau.

As fotos devem ser digitais (jpg), coloridas ou em preto e branco, e precisam ser tiradas no Brasil, podendo ser com qualquer tipo de equipamento, câmera ou celular. As imagens poderão passar por edição simples, fracionamento, alteração da resolução, sem que haja prejuízo à essência da fotografia e ao conjunto da obra.

Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das fotografias, incluindo a autorização expressa de uso de imagem para as fotos que retratem pessoas. Pela inscrição, os participantes cedem, gratuitamente, à CGU os direitos de utilização das fotos enviadas e autorizam o uso das mesmas em todo e qualquer material, documentos e meios de comunicação, para serem usadas em campanhas promocionais e institucionais da Controladoria, no território nacional e no exterior. Em contrapartida, a Controladoria-Geral da União se compromete a identificar, nos créditos das imagens, o nome dos autores, quando fizerem uso das fotografias. 

PREMIAÇÃO

O resultado do concurso será divulgado no dia 1º de dezembro. Serão premiadas as três melhores fotografias de cada categoria, cumpridos os requisitos estabelecidos no regulamento. O prêmio consistirá em um certificado de reconhecimento e na veiculação da fotografia nas publicações da OGU. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia a se realizar por ocasião da comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção.