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Faça sua manifestação

 

A participação do cidadão é muito importante para a melhoria dos serviços públicos. Como existe uma grande quantidade de órgãos no Poder Executivo federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu o sistema eletrônico e-Ouv, que facilita o envio de manifestações para as ouvidorias. 

O sistema funciona como um canal integrado. Você pode escolher para qual órgão direcionar sua manifestação, que pode ser uma sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia. Se o órgão já aderiu ao e-Ouv, será possível consultar o andamento e verificar a resposta pelo próprio sistema. As ouvidorias são orientadas a dar uma resposta clara, objetiva, e que leve em consideração o contexto de cada situação.

No contato com a ouvidoria, você pode se identificar, informando o seu nome, ou realizar uma manifestação anônima. Se preferir se identificar, pode solicitar o acesso restrito aos seus dados.

Para atendimento presencial, procure a ouvidoria do órgão de seu interesse. Há ouvidorias que também disponibilizam atendimento por telefone e recebem correspondências.

Consulte o endereço, telefone e outras informações na lista de ouvidorias.



Dúvidas? Veja a lista de perguntas frequentes.

Sistema e-Ouv


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Material de apoio grande



Conheça os cinco tipos de manifestação recebidos no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv).

Prazo

Saiba qual é o prazo para atendimento da sua manifestação e entenda como é feita a contagem dos dias.