Notícias

ACORDOS

CGU e UDESC celebram acordo de cooperação

por OGU publicado: 09/10/2019 17h10, última modificação: 10/10/2019 09h57
Acordo prevê que os sistemas FalaBR e ParticipACT sejam integrados
assinatura-cooperacao-cgu.jpg

No dia 8/10/2019 foi firmado acordo de cooperação técnica entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O acordo prevê que os sistemas do ParticipACT e FalaBR sejam integrados, buscando facilitar o contato do usuário com os serviços públicos e incentivar o monitoramento, avaliação e registro de reclamações e elogios.

O aplicativo ParticipACT permite que o cidadão reporte problemas envolvendo serviços públicos (transporte, saúde, educação, segurança, limpeza, trânsito, meio ambiente, obras públicas, entre outros). Para isso é necessário apenas baixar o aplicativo, disponível para as plataformas Android e iOS, abrir o mapa e registrar a manifestação por meio de texto, áudio, foto ou vídeo.

Com o acordo, essas manifestações serão encaminhadas automaticamente à ouvidoria pública responsável (Município, Estado, Distrito Federal ou União) e a resposta dos órgãos ou entidades competentes será exibida no mapa para toda população no próprio aplicativo e no site www.participact.com.br.

A parceria entre a CGU e a UDESC teve início em janeiro de 2019, quando os servidores da CGU e os pesquisadores da universidade começaram a trabalhar juntos para entender o fluxo das informações no aplicativo e adaptar a tecnologia para funcionar em conjunto com a Ouvidoria. Com a formalização da parceria, agora será possível avançar com as pesquisas.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu em cerimônia que contou com a presença do Ministro da CGU, Wagner Rosário, e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC, Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, além das equipes da CGU Regional Santa Catarina e da UDESC.