Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DEPEN realiza 4º Encontro Nacional das Ouvidorias dos Sistemas Penitenciários

Notícias

DEPEN realiza 4º Encontro Nacional das Ouvidorias dos Sistemas Penitenciários

Ouvidorias

Representantes de diversos estados se reúnem para debater sobre os rumos das ouvidorias
por OGU publicado: 21/11/2016 18h19 última modificação: 21/11/2016 18h19

Ouvidor-geral da União no 4º Encontro Nacional de Ouvidorias do Sistema PenitenciárioOuvidor-geral da União no 4º Encontro Nacional das Ouvidorias dos Sistemas Penitenciários

Nos dias 17 e 18 deste mês, aconteceu o 4º Encontro Nacional das Ouvidorias dos Sistemas Penitenciários, no auditório do Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, em Brasília-DF. Representantes de 23 estados e do Distrito Federal compareceram ao encontro.

O evento possibilitou troca de experiências, além de trazer para discussão a necessidade de enxergar as manifestações como ferramentas de gestão. Observou-se que os desafios são similares em todo o país, e falou-se, também, sobre a importância de deixar transparente qual a função da ouvidoria, fortalecendo o relacionamento com a sociedade e instituições. 

Devemos pensar  em um futuro das ouvidorias sem pensar  " isso é meu e isso é seu " , mas, sim, isso é de todos, afirmou Gilberto Waller  Junior, ouvidor-geral da União.

O ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, falou sobre o papel das ouvidorias públicas e sobre a possibilidade de se perceber nas manifestações de ouvidorias situações de mudança nas políticas públicas. Destacou o quanto é essencial a integração de sistemas de ouvidorias, de legislação, do pensar da ouvidoria pública. 

O Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN, órgão executivo do Ministério da Justiça, é responsável por acompanhar a aplicação das normas de execução penal em todo o território nacional, auxiliar tecnicamente os estados e Distrito Federal, gerir os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, além de outras atribuições. A Ouvidoria do Sistema Penitenciário Nacional, área do DEPEN, trabalha no sentido da valorização das ouvidorias estaduais do sistema penitenciário, dos conselhos penitenciários e dos conselhos da comunidade, na apuração de denúncias, no fomento à participação social e controle na execução penal, na eficiente prestação de serviços e busca de assistências e na inspeção periódica de estabelecimentos penais em todo o país.