Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aplicativo Avançar integra-se ao e-Ouv e amplia ainda mais os canais de comunicação

Notícias

Aplicativo Avançar integra-se ao e-Ouv e amplia ainda mais os canais de comunicação

CONTROLE SOCIAL

Ministério do Planejamento lança Aplicativo Avançar integrado com o e-Ouv, e amplia ainda mais os canais de comunicação com o usuário de serviços e beneficiário de políticas públicas
por OGU publicado: 04/05/2018 16h15 última modificação: 04/05/2018 16h21

O Programa Avançar, do governo federal, tem o objetivo de retomar e concluir, até final de 2018, mais de 7 mil obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana.

 Para que as pessoas possam acompanhar as obras em suas cidades, estados, regiões ou em todo país, foi criado o aplicativo Avançar, em que é possível acompanhar o seu andamento, reportar e compartilhar informações. Caso o usuário habilite o Sistema de Posicionamento Global – GPS do seu celular, o aplicativo mostrará, de imediato, as obras mais próximas do local em que o usuário se encontra, informando o nome do projeto, o município, o estágio da obra, o seu progresso financeiro, bem como sua data de início e de conclusão prevista.

Tela 1 do aplicativo Avançar                      Tela com informações da obra do aplicativo Avançar

Tela inicial do aplicativo Avançar                                                       Tela com informações de uma das obras

 Caso o usuário queira reportar alguma informação relacionada à obra, sua manifestação chegará diretamente no e-Ouv – o Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, gerando uma manifestação de ouvidoria para o órgão responsável pela obra. A proposta é que este sistema passe a ser uma plataforma para recebimento de manifestações por quaisquer meios, consolidando-se como um dos maiores instrumentos de participação e controle social no Brasil.

 Em uma semana de funcionamento, o e-Ouv já recebeu, por meio do Avançar mais de 200 manifestações relativas às obras – 85 sugestões, 52 elogios, 45 solicitações, 21 reclamações, 13 denúncias!

Tela do aplicativo Avançar - Reportar Informações                     Tela do aplicativo Avançar - Tipos de manifestação

Tela para reportar informações                                                        Tela com os tipos de manifestações a serem reportadas


 E-OUV COMO PLATAFORMA

 Além do Avançar, o e-Ouv também se integrou com outros aplicativos de governo, como o  Portal de Serviços (site onde as pessoas podem encontrar todos os serviços federais) e Portal de Dados Abertos (site onde as pessoas podem acessar dados públicos).

 Mas não são apenas aplicativos e sistemas do governo que podem se integrar ao e-Ouv. Desde 2016, uma parceria entre CGU e Instituto Reclame Aqui permitiu o encaminhamento ao e-Ouv das manifestações sobre serviços públicos registradas no site Reclame Aqui (canal criado por empresa privada para receber reclamações de consumidores), gerando processos em que a Administração se vê obrigada a responder ao usuário insatisfeito.

 Após essa boa experiência, foi criado o Me-Ouv, que instituiu procedimentos para que aplicativos da sociedade civil pudessem se integrar ao e-Ouv – Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.

Por meio do Me-Ouv, o aplicativo “Tá de Pé?”  –  desenvolvido pela Organização Transparência Brasil para acompanhamento de construção de creches   – e o aplicativo TODXS – utilizado para denúncias de agressões a pessoas LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, Intersexuais) – se integraram também ao sistema de ouvidorias informatizado, o e-Ouv.

 Quer se integrar ao nosso sistema para que o governo federal receba, analise e responda as manifestações coletadas por seu aplicativo? Conheça o Me-Ouv e entre em contato conosco.