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CGE treina servidores para aprimorar atendimento na ouvidoria

Tocantins

Durante a semana, cerca de 40 servidores participam de cursos sobre ouvidoria, atendimento e acesso à informação
por publicado: 23/08/2016 15h36 última modificação: 23/08/2016 16h20

Entrega do material aos participantesA fim de aprimorar a atuação dos ouvidores do estado do Tocantins quanto aos atendimentos e ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) iniciou nessa segunda-feira, 22, os cursos de Gestão e Prática em Ouvidoria; Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria e Acesso à Informação.

Realizados na Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (UNICET), os cursos contam com a parceria da Ouvidoria-Geral da União (OGU), por meio do Programa de Fortalecimento das  Ouvidorias. Presente na abertura do curso, o secretário-chefe da CGE, Luiz Antonio da Rocha, ressaltou a relevância da capacitação técnica visando sempre a melhoria dos serviços públicos prestados à sociedade, e à correta aplicação da Lei de Acesso à Informação. O secretário frisou também que todo empenho em aprimorar os serviços de transparência e atendimento ao cidadão também foi estendido aos municípios, quando o governo apoiou os gestores municipais na implantação das ferramentas de transparência.

 Os cursos estão sendo ministrados pelos instrutores da OGU, Marcos Gerhardt Lindenmayer e Raimer Rodrigues Rezende, que abordarão, entre outros temas, o papel da ouvidoria pública no contexto democrático; técnicas de abordagem e comunicação, e o direito de acesso a informações no Brasil: contexto, conceitos, abrangência e operacionalização. Segundo o instrutor Marcos Gerhardt, a capacitação é um dos produtos do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, que foi criado devido à “grande necessidade de se criar uma agenda nacional de ouvidoria, de criar um ambiente de discussão que envolvesse a União, os estados e os municípios”.

Apresentação de Marcos LindenmayerVoltadas aos servidores estaduais que atuam como interlocutores de ouvidorias nos órgãos e entidades do Governo do Estado do Tocantins, as capacitações terão duração total de 32 horas, encerrando na sexta-feira, 26 de agosto.

A Rede de Ouvidorias, coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, faz parte do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, lançado pela Controladoria-Geral da União. O objetivo  é apoiar órgãos e entidades de todo o país e de outros Poderes na execução das atividades de ouvidorias. Como membro da secretaria-executiva da Rede e também diretora de Ouvidoria, Transparência e Combate à Corrupção da CGE/TO, Kátia Macedo informou que o Tocantins foi um dos primeiros estados brasileiros a aderiram ao Programa, no intuito de traçar estratégias conjuntas a fim de promover a integração das informações relacionadas às ações de ouvidoria e também a realizações de capacitações, aperfeiçoando, desse modo, os serviços de ouvidoria prestados aos cidadãos.

Abertura dos cursos no Tocantins

Instrutores do curso assistem à abertura





 

 

 

Fonte: Controladoria-Geral do Estado do Tocantins