Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração entre ouvidorias resulta em projetos de sucesso

Notícias

Integração entre ouvidorias resulta em projetos de sucesso

Ouvidorias

Curso Profoco oferecido pela OGU dá fruto a casos de sucesso em Sorocaba
por OGU publicado: 18/07/2017 10h27 última modificação: 18/07/2017 10h27

A recente Ouvidoria Geral do município de Sorocaba foi criada com o intuito de auxiliar a implementação de canais de comunicação entre a população e o poder público e a ampliação de mecanismos de transparência na execução de planos e projetos.
A ouvidoria municipal buscou assistência com a Ouvidoria-Geral da União – OGU para estruturar a ouvidoria e desenvolver ações e atividades que incentivassem a população a enxergar o instituto ouvidoria como um mecanismo seguro de representação de suas necessidades. Como resultado dessa iniciativa, Sorocaba aderiu ao Programa de Fortalecimento de Ouvidorias – PROFORT, que apoia a criação, implementação e desenvolvimento de ouvidorias públicas. Em decorrência da adesão ao programa, o município pode receber curso personalizado, um dos tipos de ação da Política de Formação Continuada em Ouvidorias – Profoco. O curso sobre gestão em ouvidoria e práticas de atendimento, ministrado em Sorocaba, qualificou e ampliou a compreensão do papel da ouvidoria como agente ativo.
A partir daí nasceu o projeto “Ouvindo Sorocaba” que consiste em, mensalmente, a equipe da ouvidoria sorocabana escolher um bairro periférico para visitar e coletar as demandas da população, identificando, assim, os principais problemas de cada região.
Outro projeto que surgiu foi o “Ideia Cidadã”. A ouvidoria, em parceria com a secretaria de comunicação municipal, separa as melhores sugestões dos munícipes para planejar sua implementação, convidando o autor para acompanhar a execução da sua ideia.
Esses são exemplos de sucesso de como a integração entre as ouvidorias públicas pode resultar em melhorias para o bem comum.

Sua ouvidoria também tem uma história de sucesso? Conte para nós pelo e-mail cgouvidor@cgu.gov.br