Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Transparência fecha parceria com Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho

Notícias

Ministério da Transparência fecha parceria com Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho

Parceria

Iniciativa busca promover troca de experiências entre os órgãos e atuação de forma integrada
por Ascom publicado: 19/08/2016 10h26 última modificação: 19/08/2016 10h26

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) recebeu, nesta quinta-feira (18), a adesão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. A iniciativa busca promover a troca de experiência entre os órgãos; e permitir uma atuação de forma integrada para aprimoramento do atendimento oferecido aos cidadãos.

Torquato Jardim reforçou a importância das ouvidorias como canais de participação da sociedade no sistema decisório do poder público. E que devido a essa importância, deve ser um instrumento eficiente de participação. “Se o Estado Brasileiro, com seu modelo constitucional, se autoconfere monopólio de alguns serviços públicos, isso é justificativa para se ter o melhor serviço possível. Tem que trabalhar com economicidade, transparência e responsabilidade”, disse o ministro.

Já o presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, destacou a parceria com o Ministério da Transparência como um dos atos mais importantes para consolidação e progresso nas ouvidorias da Justiça do Trabalho. “A medida em que nós vamos enfrentando, estruturando, organizando as nossas ouvidorias, colocando esse serviço à disposição do cidadão, para melhor gestão do próprio Poder Judiciário, só assim vamos dar uma resposta satisfatória”, afirmou.

A assinatura do termo de adesão contou também com a presença do ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior; e do presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), desembargador José Otávio Ferreira.

Suporte e capacitação

O Programa de Fortalecimento das Ouvidorias foi instituído, em 2015, pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão ligado ao MTFC. Nele, está constituído a Rede de Ouvidorias, que reúne unidades do Distrito Federal, 15 estados, 15 municípios, e dois órgãos de outra natureza. O objetivo é, a partir da oferta de suporte tecnológico e capacitações, tornar o acesso do cidadão aos órgãos e entidades públicas simples, rápido e seguro. A cursos oferecidos abordam temas ligados à gestão em ouvidoria, atendimento ao cidadão e Lei de Acesso à Informação (LAI). Também é fornecido material técnico e de orientação aos órgãos participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação