Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O e-Ouv aprendeu a falar com o SEI

Notícias

O e-Ouv aprendeu a falar com o SEI

e-Ouv

Está em funcionamento a integração entre o Sistema Informatizado de Ouvidorias, o e-Ouv, e o Sistema Eletrônico de Informações, o SEI, principal sistema de gestão de processos na administração pública
por OGU publicado: 02/02/2018 16h09 última modificação: 10/05/2018 14h03

Foi desenvolvido um módulo de integração e-Ouv x SEI. Essa novidade foi executada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e já está disponível para quem tiver interesse.

O Sistema Eletrônico de Informações – SEI, em sua versão 3.0, aceita a criação de módulos personalizados com soluções que otimizam as rotinas de trabalho. Com isso, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação da CGU pôde atender a uma antiga demanda dos usuários do sistema e-Ouv e desenvolver webservices* que garantem a integração entre SEI e e-Ouv.

* Soluções tecnológicas utilizadas na integração de sistemas, tornando-os compatíveis mesmo quando desenvolvidos em plataformas distintas.

Após a instalação do módulo, cabe ao órgão configurar a periodicidade de consulta ao e-Ouv para verificar se há novas manifestações de ouvidoria e, assim, criar automaticamente processos no SEI, contendo arquivos com os dados e anexos da manifestação. Um detalhe importante é que o processo criado no SEI recebe o mesmo número único de protocolo do e-Ouv.

Essa inovação facilitará muito o trabalho daqueles órgãos que, quando precisam de subsídio de outras áreas para dar tratamento e resposta à demanda do cidadão, utilizam o SEI para tramitar internamente as manifestações. Outro ponto interessante é poder consultar processos no SEI utilizando termos que estejam no próprio corpo do texto da manifestação. Além disso, é possível restringir as unidades que poderão visualizar o processo, o que viabiliza a proteção dos dados pessoais do manifestante.

A próxima etapa é desenvolver a automatização da volta do processo do SEI para o e-Ouv, que já está preparado para essa melhoria.

 Tem interesse em fazer a integração? Veja mais detalhes técnicos aqui.

Veja o vídeo explicativo.

Infográfico Módulo de Integração e-Ouv x SEI