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Sala das Ouvidorias: acesso às estatísticas do e-Ouv

Controle Social

Ferramenta organiza sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre qualidade dos serviços públicos
por publicado: 26/07/2016 15h53 última modificação: 26/07/2016 15h53

Na última sexta-feira (22), o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), tornou público o acesso à  Sala das Ouvidorias. A ferramenta oferece, na forma de um painel, dados, estatísticas e gráficos detalhados sobre as manifestações recebidas, em todo o país, pelo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). O objetivo é auxiliar os gestores e estimular os cidadãos no exercício do controle social.

Conheça a Sala de Ouvidorias

A ferramenta organiza as manifestações dos cidadãos que o governo federal recebe, diariamente, sobre a qualidade dos programas e serviços públicos prestados. Na nova plataforma, desenvolvida por técnicos do Ministério, o usuário pode fazer a consulta por período, órgão, temas e assuntos tratados; além de verificar o tempo que as ouvidorias levam para concluir o atendimento.

Balanço

No primeiro semestre de 2016, foram recebidas 22 mil manifestações em 86 ouvidorias do Poder Executivo Federal que já faziam parte do Sistema e-Ouv. As denúncias foram responsáveis pelas ocorrências mais frequentes, com 20,75% dos casos, seguidas pelas reclamações (18,60%), sugestões (16,41%), solicitações (16,10%) e elogios (8,58%).

O tempo médio de conclusão das manifestações foi de 17,91 dias. Os principais assuntos abordados foram sobre Administração; Educação; e Comércio e Serviços. Dos estados que possuíam manifestações identificadas, São Paulo concentrou 14,5%, Minas Gerais 6,54%, Rio de Janeiro 6,36% e Bahia 4,03%.

Atualmente, 95 ouvidorias utilizam o sistema para o recebimento e tratamento de manifestações. 

Fonte: Assessoria de Comunicação