Você está aqui: Página Inicial > Notícias > TCU promove encontro para discutir ações de controle social

Notícias

TCU promove encontro para discutir ações de controle social

Notícia

Ouvidoria-Geral da União participa do evento e defende uma sociedade com maior poder para cobrar serviços públicos melhores
por OGU publicado: 11/09/2017 16h00 última modificação: 11/09/2017 18h28

O Tribunal de Contas da União – TCU promoveu encontro, em 29/08, que contou com a presença da Ouvidoria-Geral da União – OGU e de representantes de organizações não governamentais. A reunião teve como objetivo a apresentação de boas experiências das ONGs no exercício e no fomento ao controle social.

De acordo com o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, a sociedade necessita de maior espaço para exercer seu livre direito de cobrança pela melhoria da qualidade dos serviços públicos, fiscalizando os gastos para que se evitem desvios. “Política, fiscalização e cobrança devem partir do cidadão”, declarou o ouvidor-geral da União.

Indo ao encontro da ideia apresentada pelo ouvidor-geral da União, a ONG Instituto de Fiscalização e Controle  apresentou o projeto “Adote um distrital”, que dá ao cidadão a oportunidade de avaliar e fiscalizar o trabalho dos deputados distritais.

O ministro José Múcio Monteiro, vice-presidente do TCU, ofereceu total apoio às organizações e ressaltou que a corrupção e os demais atos ilícitos estão em todos os níveis e locais da administração pública e que, por esse motivo, é necessário dar à sociedade maior capacidade de exercer seu papel fiscalizador.

OGU e TCU estão alinhados quanto à temática participação social. Como afirmou o ministro Raimundo Carreiro, presidente do TCU, “o controle social propicia a vivência da própria democracia”.