Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria pública inovadora para um cidadão 3.0

Notícias

Ouvidoria pública inovadora para um cidadão 3.0

Evento

Em dois dias de evento, ouvidorias públicas se integraram com a iniciativa privada e confirmaram que é possível estarmos todos juntos para mudarmos para melhor
por OGU publicado: 08/12/2017 10h52 última modificação: 19/12/2017 14h18

Evento promovido pela Ouvidoria-Geral da União em parceria com o Instituto Reclame Aqui superou expectativas e instigou as ouvidorias públicas para inovação e novas possibilidades.

Com participantes de peso, tanto da iniciativa privada como do setor público, o evento sinalizou que o caminho é o da colaboração! A sociedade e os indivíduos evoluíram e a Administração pública precisa se atualizar. 

O mundo passa por uma profunda mudança quanto aos modos e procedimentos de trabalho. Os usuários de serviços têm novos anseios; a tecnologia está presente e força os setores a se modernizarem; o tempo virou “produto” de luxo e é sinônimo de qualidade de vida; os negócios estão sendo remodelados em virtude das mudanças de pensamento da sociedade; as pessoas não querem mais trabalhar em empresas chatas. As pessoas têm novos desejos e valores!

E como fica a administração pública frente a tudo isso?

No evento “ O cidadão 3.0 quer falar com você”, que aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro em São Paulo, na sede do CRCSP, ficou claro que a administração pública precisa agir para evoluir. Expressões como simplificação, disruptura, inovação, desburocratização, transparência, relacionamento, cooperação, empatia e bom relacionamento foram constantes nas palestras e debates.

Netflix, Airbnb, Reclame Aqui, 99POP expuseram sua experiência de mercado e suas melhores práticas de relacionamento com o cliente para uma plateia , nemde servidores públicos e pessoas da iniciativa privada. Além disso, novas possibilidades de controle da administração e mediação online de conflitos foram abordadas pelo pessoal da Operação Serenata de Amor e do O Mediador. Inclusão e empoderamento também foram pauta na conversa entre a startup Todxs e representantes da OGU e ANS.

THYMUS, Instituto Ethos, Instituto de Tecnologia Social, entre outros, apresentaram temas inovadores que expuseram a necessidade de ampliar as fronteiras de ação das ouvidorias públicas.

Ao final, Gilberto Waller Júnior, Ouvidor-Geral da União, encerrou o evento reforçando que o cidadão deve ser ouvido para que as políticas públicas sejam melhor desenvolvidas, e as ouvidorias públicas devem estar preparadas para fazer essa ponte entre Estado e cidadão. As ouvidorias públicas são fundamentais para que essa equação tenha um resultado positivo.

Confira as fotos do evento no Flickr da CGU.