Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública

por OGU publicado 13/04/2020 20h11, última modificação 11/05/2020 11h11

Seja mais uma instituição a nos ajudar na construção do Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP)!

O que é?

O MMOuP consiste em um conjunto de verificadores de maturidade ordenados em níveis sucessivos direcionados à melhoria contínua da organização. Estes verificadores são organizados em dois eixos e sete dimensões de atuação da Ouvidoria:

Eixo Melhoria da Gestão
Desenvolvimento de capacidade institucional - autonomia, voz e qualidade
Incentivo à simplificação e desburocratização
Sensibilização e fomento da administração em temas de governança participativa
Eixo Governança Participativa
Fomento à participação social e ao controle social
Defesa de direitos dos usuários
Proteção e salvaguardas à identidade de manifestantes
Melhoria no atendimento e geração de valor público

O MMOuP funciona como um autodiagnóstico, por meio do qual cada instituição poderá identificar o estágio de maturidade em que se encontra em cada dimensão, bem como as ações necessárias para alcançar os níveis mais avançados de maturidade.

Esse modelo ajudará a Ouvidoria-Geral da União e aperfeiçoar seus produtos destinados às ouvidorias, criando soluções mais adequadas às ouvidorias com as quais nos conectamos.

Por que participar agora?

O MMOuP é o resultado de um trabalho realizado por meio de consultoria contratada junto ao Programa da União Europeia para a Coesão Social na América Latina e Caribe  (EUROssociAL+) e do levantamento de boas práticas e informações coletadas pela OGU ao longo dos últimos anos. Isso não significa, no entanto, que o modelo esteja pronto. Agora é hora de testá-lo e coletar as contribuições das ouvidorias, para que possamos começar o processo de automatização do modelo.

Para isso, necessitamos de um pouco de seu tempo para preencher os itens do questionário e apresentar suas sugestões de melhoria, caso ache conveniente. A resposta a todos os itens deverá levar menos de uma hora.

Se você representa uma ouvidoria pertencente ao Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, os seus dados serão considerados para fins de geração de um diagnóstico piloto, que nos ajudará a aperfeiçoar ainda mais o Modelo.

O prazo para contribuições foi encerrado no dia 30/4/2020.

Bora começar?