Programa de Fortalecimento das Ouvidorias - cursos presenciais

As ações de capacitação no âmbito do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias ocorrem com apoio das unidades regionais da Controladoria-Geral da União (CGU) e parceiros estaduais. A Ouvidoria-Geral da União (OGU) se mobiliza para compartilhar a experiência adquirida com a oferta de cursos na Política de Formação Continuada – Profoco, em que são abordados temas como: gestão em ouvidoria, acesso à informação e atendimento ao cidadão.

No mês de março, o estado de Alagoas já promoveu uma capacitação personalizada, com participação de instrutor da OGU. O curso teve carga horária de 30h, e presença de aproximadamente 50 pessoas. O conteúdo apresentado se baseou nos cursos de Gestão e Prática em Ouvidoria, e Acesso à Informação, oferecidos regularmente pela Profoco. 

Em julho foi a vez do estado do Maranhão, que promoveu uma semana de capacitação em transparência e controle. Instrutores da OGU trataram das informações consideradas pessoais e o papel do ouvidor na guarda e concessão destes elementos, e demais ferramentas de controle dos gastos públicos, durante o curso de Acesso à Informação. Também foi oferecido o curso de Gestão e Prática em Ouvidoria. 

O Tribunal Superior do Trabalho aderiu ao Programa em agosto e já realizou um curso de Lei de Acesso à Informação para os servidores por meio da parceria. 

No Tocantins, ocorreram os cursos de Atendimento ao Cidadão, Gestão e Prática em Ouvidoria e Acesso à Informação. Em novembro, estes dois últimos também foram ministrados em Pernambuco. 

Confira as fotos dos cursos:

Contatos da OGU para assuntos de capacitação: oguprofoco@cgu.gov.br; (61) 2020-6923