Sistemas de Ouvidoria Informatizados e-OUV

O e-Ouv é um Sistema Informatizado de Ouvidorias que poder ser utilizado gratuitamente pelas ouvidorias públicas.

Desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, responsável pela gestão, atualização e manutenção do sistema.

Características Gerais do Sistema:

  • Recebimento denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios;
  • Encaminhamento de manifestações entre ouvidorias;
  • Controle de prazo;
  • Recursos para elaboração de relatórios;
  • Desenvolvido para ser integrado a outros sistemas que a ouvidoria utilize;
  • Funciona em ambiente web e apresenta design responsivo (flexibilidade na exibição das informações em telas de tamanhos diferentes e aparelhos móveis);
  • Sistema mais utilizado pelas ouvidorias federais, e por diversas ouvidorias estaduais e municipais.


e-Ouv Municípios

Sistema de ouvidoria online dos entes federados, gratuito, desenvolvido para que qualquer município e seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta, possam instituir seus canais de recebimento, análise e resposta das manifestações de usuários de serviços públicos. O sistema é oferecido por meio de adesão simplificada ao PROFORT.

Desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, o sistema não requer do órgão ou entidade aderente qualquer tipo de instalação, já que se trata de uma plataforma web gratuita. Caberá à Ouvidoria-Geral da União, da CGU, disponibilizar, gerir, atualizar e manter o sistema e-Ouv Municípios.

Quer aderir ao e-Ouv Municípios? Veja como fazer sua adesão pelo procedimento simplificado aqui.


e-Ouv do Executivo Federal

Sistema de ouvidorias online para recebimento, análise e resposta das manifestações de ouvidoria. Desenvolvido para as ouvidorias do Poder Executivo Federal, pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (Portaria nº 50.252/2015).

Quer aderir ao e-Ouv Federal? Envie um e-mail para .


Código-fonte do e-Ouv

O código-fonte* do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), pode ser cedido, gratuitamente, para os estados, municípios e órgãos de outros Poderes que não aderirem ao e-Ouv Municípios. É necessário participar do Programa de Fortalecimento das Ouvidorias e publicar o Termo de Adesão (procedimento padrão) no Diário Oficial ou outra publicação.

O órgão ou entidade que solicitar o código-fonte se responsabiliza em adaptar o código à sua necessidade, instalá-lo, hospedar o sistema e o banco de dados e mantê-lo. A CGU não presta suporte de TI aos órgãos e entidades que optarem pelo recebimento do código-fonte.

Os requisitos mínimos, incluindo licenças, que o órgão deve ter são:

  • Windows 7, Windows Server 2003 ou superior; 
  • Internet Information Services 6.0 ou superior; 
  • Visual Studio 2013 (Professional, Ultimate ou Express) ou superior; 
  • SQL Server 2008 R2 (Developer, Standard ou Express) ou superior; 
  • Microsoft SQL Server Reporting Services 2008; 
  • Report Viewer 2010 
  • Entity Framework 6  

Quem opta pelo código-fonte não usufrui das diversas integrações entre órgãos e outras plataformas que o e-Ouv Municípios oferece. Por isso, a CGU oferece o e-Ouv Municípios como produto principal.

Procedimentos para recebimento do código-fonte:

* Código fonte é um arquivo ou um conjunto de arquivos de texto, escritos em uma das linguagens de programação, que formam um software em sua forma original, contendo um conjunto de instruções. Para que os programadores do órgão ou instituição possam adaptar o Sistema e-Ouv de acordo com as suas necessidades, é necessário o acesso ao código fonte, que em geral não é entregue por fornecedores de softwares.