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Aracaju e Curitiba desburocratizando e simplificando

CAPACITAÇÃO

A Política de Formação Continuada em Ouvidorias - Profoco levou o curso de Defesa do Usuário e Simplificação para as duas cidades
por OGU publicado: 02/05/2018 19h38 última modificação: 03/05/2018 11h57

Dizem que não é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Porém, a Profoco, no período de 23 a 26 de abril, esteve em Aracaju e Curitiba realizando o curso Defesa do Usuário e Simplificação.

Com a Lei nº 13.460/2017, todos os poderes, de todas as esferas, terão que elaborar suas Cartas de Serviços ao Usuários de Serviços Públicos. A Ouvidoria-Geral da União - OGU, consciente do importante papel que as ouvidorias públicas exercerão com relação ao aperfeiçoamento da prestação de serviços, constantes nas Cartas, inseriu este assunto em sua capacitação.

Nordeste e Sul do país demonstraram bastante interesse com relação ao tema, já que em breve a Lei entra em vigor. Além disso, no curso também foram abordadas a atuação das ouvidorias, a simplificação e avaliação dos serviços públicos e o sistema e-Ouv Municípios, ferramenta gratuita, disponibilizada pela OGU para recebimento, análise e resposta de manifestações de ouvidoria.

As regionais do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União ofereceram grande apoio à equipe da Ouvidoria-Geral da União, já que, este ano, o projeto Profoco presencial segue sem o contrato da Escola de Administração Fazendária – ESAF/MF. Frederico Resende de Oliveira, superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Sergipe, e José William Gomes da Silva, Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Paraná, estiveram presentes na abertura dos cursos em seus estados.

Ao todo, 63 pessoas foram capacitadas. Muitos alunos se deslocaram de outros estados e municípios para receber a capacitação, o que demonstra que os cursos Profoco são prestigiados no âmbito do serviço público.