Você está aqui: Página Inicial > Raio Ouvidorizador > Ouvidorias participam do projeto Bem Estar Global em Rondônia

Notícias

Ouvidorias participam do projeto Bem Estar Global em Rondônia

OUVIDORIA ATIVA

Estande recebeu denúncias e reclamações sobre serviços públicos. Iniciativa também buscou orientar os cidadãos sobre a existência de canais de participação
por OGU publicado: 23/04/2018 13h14 última modificação: 23/04/2018 13h14

A Ouvidoria-Geral da União em (OGU) participou, no dia 20, em Porto Velho (RO), do projeto Bem Estar Global, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo e Rede Amazônica. Juntamente com a OGU, atuaram também a Ouvidoria-Geral do Estado de Rondônia, a Ouvidoria-Geral do Município de Porto Velho, Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e a Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Município de Porto Velho. No evento, as ouvidorias públicas tiveram um estande próprio, onde os cidadãos puderam, por exemplo, registrar denúncias, fazer reclamações e solicitações sobre serviços públicos em geral - federais, estaduais e municipais - além de entrar com pedidos de acesso à informação.

Outro objetivo foi orientar os cidadãos sobre a existência de canais de comunicação com o Estado, noções de controle social e de direitos de acesso aos serviços públicos, especialmente os relacionados à saúde. Na oportunidade, a CGU foi representada pela ouvidora adjunta, Marlene de Albuquerque, e pelo servidor da Coordenação-Geral de Atendimento ao Cidadão, Valter Matos.

A programação contou ainda com a oferta de exames, orientações com médicos especialistas, aulas de dança e atrações musicais.

Parceria

O Projeto Bem Estar Global oferece, de forma gratuita, serviços e orientações nas áreas de saúde e de qualidade de vida aos cidadãos, assim como atividades de lazer que acontecem nas cidades. Os eventos ocorrem, via de regra, nas sextas-feiras pela manhã e contam com a transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Programa Bem Estar.

A Ouvidoria-Geral da União participará também das edições do Sesi Saúde Total, com formato semelhante ao do Bem Estar Global. Serão, no total, 19 eventos em 2018, dos quais nove são edições do Bem Estar Global e dez são edições do Sesi Saúde Total.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Transparência e o Serviço Social da Indústria (Sesi) que prevê a realização de ações conjuntas de ouvidoria ativa e de disseminação de conhecimentos relativos à participação e ao controle social. No ano passado, a Ouvidoria-Geral da União participou pela primeira vez da Ação Global, simultaneamente em 27 cidades de todo o país e no Distrito Federal. No total, foram registrados mais de mais de 11 mil atendimentos, com orientações e recolhimento de manifestações (denúncias, reclamações e solicitações sobre serviços públicos).

Fonte: Ascom/CGU