Você está aqui: Página Inicial > Raio Ouvidorizador > Portal de Serviços centraliza informações sobre serviços públicos federais

Notícias

Portal de Serviços centraliza informações sobre serviços públicos federais

SERVIÇOS

Ferramentas do governo federal permitem transparência, participação social e elevação a qualidade dos serviços públicos
por OGU publicado: 09/05/2018 17h30 última modificação: 10/05/2018 14h04

Procurando

 

Você já precisou de informações sobre um serviço público, mas enfrentou dificuldade para encontrá-la?

Não saber o nome do serviço, onde ele é oferecido, qual é o órgão público responsável pela oferta são apenas algumas das muitas dúvidas que enfrentamos quando tentamos ser atendidos pelo Estado.  

Para facilitar a vida dos cidadãos, foi lançado site em que é possível encontrar todos os serviços prestados pelo Governo Federal: www.servicos.gov.br

Portal de Serviços

Informações Portal de Serviços

 

Lá é possível procurar o serviço por temas (água, educação básica, saúde...), pelo nome do serviço, nome do órgão responsável ou utilizar a ferramenta de busca. O usuário do serviço público encontrará quais são as etapas para receber o atendimento, quais documentos são necessários apresentar, para quem aquele serviço é destinado e qual o prazo de atendimento.

Caso você se depare com alguma exigência que burocratiza o atendimento, deixando-o lento e complicado, e entenda que aquela etapa pode ser eliminada, basta você enviar uma solicitação para simplificar o serviço por meio do Simplifique!

Se quiser solicitar uma simplificação de serviço público, entre em sistema.ouvidorias.gov.br e clique no ícone do Simplifique!. Aparecerá uma lista com o nome dos serviços, os mesmos que estão no Portal de Serviços.

Caso você não encontre na lista o serviço que gostaria de simplificar, é possível clicar no botão "Não encontrei o serviço público!". Dessa forma, o usuário poderá informar o serviço digitando seu nome.

A ideia de todas essas ferramentas é aumentar a transparência, a participação social e elevar a qualidade dos serviços. Além disso, dar a oportunidade para quem de fato usa o serviço de sugerir melhorias e simplificações.

 Se o seu órgão deseja atualizar a lista de serviços, veja as instruções aqui.